Como conseguir que as crianças se concentrem na sua privacidade online

As crianças interagem online de forma muito diferente dos adultos. Entre conversas em grupo, aplicações sociais e o acompanhamento das tendências digitais, os seus interesses e períodos de atenção mudam constantemente, o que significa que as preocupações com a privacidade online são postas de lado. Eis algumas formas de colocar a privacidade online no centro das atenções.

Dicas para ajudar as crianças a protegerem a sua privacidade

1. Torne a privacidade divertida e relevante

Poucas coisas aborrecem as crianças mais depressa do que falar com os pais sobre assuntos online como a privacidade. Por isso, inverta o guião. Fale sobre as coisas que eles adoram fazer online: compras, TikTok e conversas em grupo. Porquê? Porque toda essa diversão diária pode ser interrompida se algum agente mal-intencionado se apoderar dos dados do seu filho.

Estabelecer hábitos digitais sólidos permite que o seu filho proteja o que gosta, incluindo a sua conta MB Way, jogos eletrónicos e conversas à meia-noite. Fazer coisas simples, como maximizar as definições de privacidade nas redes sociais, limitar os seus círculos sociais a amigos conhecidos e evitar a partilha excessiva, pode melhorar drasticamente a privacidade digital.

2. Relação forte = Segurança online

Dizemo-lo muitas vezes: a melhor forma de manter os seus filhos seguros online é cultivando uma relação forte com eles. Uma ligação saudável entre pais e filhos está no centro da criação de crianças capazes de fazer boas escolhas online. Estabeleça uma ligação diária com o seu filho. Fale sobre o que é importante para eles. Oiça. Peça-lhes que lhe mostrem as suas aplicações favoritas.

Em breve, descobrirá pormenores sobre a sua vida online e ganhará a confiança de que necessita para falar de assuntos difíceis no futuro.

3. Coloque proteção extra

De acordo com o último Data Breach Investigations Report (DBIR), que analisou o estado da cibersegurança em 2023, cerca de 68% das fugas de dados globais, independentemente de incluírem ou não terceiros, envolveram uma ação humana não maliciosa, como uma pessoa que cometeu um erro ou foi vítima de um ataque de engenharia social. Por esse motivo, considere colocar uma proteção extra entre a sua família e o ciberespaço. Eis aqui algumas formas de o fazer:

4. Construa a sua defesa digital

Uma boa ofensiva digital é a melhor forma de se proteger a si e à sua família contra aqueles que pretendem utilizar indevidamente os seus dados. As táticas e os hábitos ofensivos incluem a utilização de palavras-passe fortes, a maximização das definições de privacidade nas redes sociais, a utilização de uma VPN e o reforço da segurança nos muitos dispositivos IoT em toda a sua casa.

5. Limpe profundamente a sua casa digital

Adquira o hábito de limpar profundamente a sua tecnologia e inclua os seus filhos na rotina. Veja como:

  • Em conjunto, remova as aplicações não utilizadas de todos os dispositivos
  • Adicione a autenticação multifator às palavras-passe das suas contas
  • Atualize todo o software do dispositivo
  • Limpe os perfis sociais (incluindo publicações) de informações pessoais ou familiares, tais como nomes completos, nomes de escolas, datas de nascimento, idades, endereços, números de telefone, e-mails ou padrões de localização. Façam-no em conjunto e até dêem alguns prémios.

Aumente o nível de cibersegurança da sua família

É difícil abrandar e levar a sério a privacidade online se nunca sofreu uma fuga de dados ou um roubo online de qualquer tipo. No entanto, é provável que o lado negro da vida online venha a afetar a sua família em breve. Está pronto para ir mais fundo? Explore estas dicas de cibersegurança para todas as idades e fases.

Experimente o McAfee Total Protection

Junte-se a mais de 600 milhões de utilizadores que confiam no McAfee Total Protection para se manterem seguros online.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Segurança familiar

Back to top